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Limpeza de plástico dos canos e tubos de estrangulamento.

537 views 31 replies 11 participants last post by  symczyk944  
#1 ·
OK, vamos ouvir de vocês, atiradores experientes, sobre a limpeza de resíduos de plástico de bucha dos canos e tubos de choke das suas armas.
Métodos, sugestões, produtos químicos bons para usar ou maus para evitar.
Mike
Apenas um jogo de palavras, vamos manter isto limpo. :ROFLMAO:
 
#4 ·
Eu realmente não tenho acúmulo de plástico nos meus canos, e só tenho uma espingarda com tubos de choke e ela também não acumula plástico, mas eu a limpo depois de cada vez que atiro nela.

Pensei que tinha postado isso aqui, mas acho que não. Uma vez fiz um experimento com uma das minhas armas de choke fixo e atirei 1.000 tiros sem limpar os canos. Limpei todo o resto, lubrifiquei tudo, mas deixei os canos. Verifiquei no final de 1.000 tiros e não houve acúmulo de plástico e muito pouca sujeira de qualquer tipo.

Foi um experimento interessante.
 
#5 ·
Eu realmente não acumulo plástico nos meus canos, e só tenho uma espingarda com chokes intercambiáveis e ela também não acumula plástico, mas eu a limpo depois de cada vez que atiro.

Eu pensei que tinha postado aqui, mas acho que não. Uma vez fiz um experimento com uma das minhas armas de choke fixo e atirei 1.000 tiros sem limpar os canos. Limpei todo o resto, lubrifiquei tudo, mas deixei os canos. Verifiquei no final dos 1.000 tiros e não havia acúmulo de plástico e muito pouca sujeira de qualquer tipo.

Foi um experimento interessante.
Talvez seja esse seu clima seco do oeste.
Quando eu carregava buchas Celotex e atirava cartuchos de cobertura, nunca era um problema.
Acabei de limpar minha espingarda 20 ga O/U e encontrei plástico branco e viscoso suficiente em ambos os canos e 4 chokes para fazer pelo menos 1,5 buchas. Você podia realmente ver a espessura do plástico não dissolvido na parte interna de um choke, provavelmente 0,20 milésimos de espessura.
Talvez, apenas talvez, possa ser o calor da pólvora derretendo o plástico na saída.
Sim, eu limpo minhas armas após cada uso, mas só limpo o ID do cano uma vez por ano.
Então, este plástico é o resultado de cerca de 8.000 a 10.000 tiros disparados através dele.
O material que uso para dissolver o plástico leva uma eternidade. É por isso o post.
Mike
 
#6 · (Edited)
Este tópico é discutido extensivamente e em várias ocasiões.

No entanto, responderei e direi que, na minha opinião, não é um problema tão grande quanto alguns o fazem parecer. No entanto, o acúmulo persistente e recorrente de plástico é algo que pode exigir que as áreas afetadas sejam polidas de forma mais suave. Usei os Flex Hones da Brownells para muitos canos e câmaras diferentes e ele proporciona um acabamento muito, muito suave, sem nenhum perigo de alterar as dimensões do cano.

Também impede qualquer acúmulo persistente de plástico devido a superfícies de bore ásperas.

Quanto à remoção rotineira de plástico em tubos de choke, uso uma furadeira em baixa velocidade girando qualquer escova de bore barata que não seja de aço. Leva apenas 5-10 minutos para fazer um conjunto completo de tubos de choke. Para os canos, na rara ocasião em que precisam, uso um pouco de limpador de carburador e depois qualquer escova ou bola de lã de aço para limpá-los.

Ultimamente, descobri que os pads Big 45 Frontier fazem um trabalho muito rápido de limpeza de plástico e todos os outros detritos de forma fácil e rápida. Eu os compro diretamente do fabricante e 2 pads com frete grátis são mais baratos do que o armazém do Bezos. Prefiro usá-los agora mais do que qualquer outra maneira.

 
#7 ·
Este tópico foi discutido longamente e em várias ocasiões.

No entanto, responderei e direi que, na minha opinião, não é um problema tão grande quanto alguns o fazem parecer. No entanto, o acúmulo persistente e recorrente de plástico é algo que pode exigir que as áreas afetadas sejam polidas mais suavemente. Usei as Flex Hones da Brownells para muitos canos e câmaras diferentes e elas proporcionam um acabamento muito, muito liso (mais liso que novo) sem nenhum perigo de alterar as dimensões do cano.

Também impede qualquer acúmulo persistente de plástico devido a superfícies de cano ásperas.

Quanto à remoção rotine de plástico em chokes, uso uma furadeira em baixa velocidade girando qualquer escova de cano barata que não seja de aço. Leva apenas 5-10 minutos para fazer um conjunto completo de chokes. Para os canos, na rara ocasião em que precisam, uso um pouco de limpador de carburador e depois uma escova ou bola de lã de aço para limpar.

Ultimamente, descobri que os panos Big 45 Frontier fazem um trabalho muito rápido de limpeza de plástico e todos os outros detritos de forma fácil e rápida. Eu os compro diretamente do fabricante e 2 panos com frete grátis são mais baratos do que o armazém do Bezos. Prefiro usá-los agora mais do que qualquer outra maneira.


Sim, obrigado, acabei de olhar o Big-45 e Brownell's, limpadores de cano, cobras de cano, polidores de cano, Hoppy's, Remington, B-C, eletrodos, escovas de cano, etc.
Eu estava apenas pensando; para canos e chokes que raramente precisam ser limpos, existem tantos produtos para remover plástico e incrustações das IDs dos canos.
Mike
 
#13 ·
Tenho usado as Flex Hones da Brownells para muitos canos e câmaras diferentes e proporciona um acabamento muito, muito liso (mais liso que novo) sem nenhum perigo de alterar as dimensões do cano.
Você deveria dizer "alterando muito". Se você já olhou para uma superfície de metal sob um microscópio, ela parecerá irregular. Claro, o poder do microscópio e o grau de acabamento da superfície ditam o quão ruim é. As flex hones (bem, todas as hones, independentemente do material de que são feitas), cortam os picos. São os picos irregulares que agarram seus panos de limpeza, agarram o plástico, etc. Então o plástico se acumula nos vales.

Se o cano for feito por um método de ferramenta de corte, então a nitidez do alargador do cano dita o quão ruim é o acabamento da superfície. Um cano que é forjado por rotação acaba sendo tão liso quanto o mandril para o qual é martelado. Quando eu fazia trabalhos de metal de precisão, eu sempre fazia os cortes de acabamento com uma ferramenta de corte afiada.

Algumas passagens leves com a hone de furo fino podem remover alguns décimos de milésimo de polegada, talvez até um centésimo (isso pode variar, pois nunca honei um cano de espingarda, mas poliei muitas, muitas peças, incluindo peças para o sistema de orientação de um míssil, que precisavam ser realmente polidas para funcionar corretamente [tecnologia de 35 anos])

Se uma pessoa honar seu cano repetidamente, eventualmente alterará o tamanho. A quantidade, é claro, depende de com que frequência e por quantas passagens a hone é usada, e da dureza do próprio metal, juntamente com o acabamento superficial original.

Mas, novamente, a alteração será medida em milésimos de polegada (ou frações disso), não em décimos de polegada. Métodos de fabricação normais e tolerâncias podem levar em conta essa variação em um cano, dependendo de onde ele está na linha de fabricação e dos intervalos de troca de ferramentas de corte.

Como vantagem, quanto mais liso o furo, menor a pressão e maior a velocidade que ele entrega devido à redução do atrito, pois o atrito são apenas os picos irregulares que se arrastam uns contra os outros.

Um cano (ou qualquer superfície) com aparência e toque "mais lisos" parece mais brilhante porque há muito mais picos e vales (mas mais finos) para refletir a luz. Se você já sentiu e olhou para blocos de calibração, eles não parecem tão "brilhantes", na verdade um tipo de acabamento fosco, mas eles são tão lisos que podem ser "unidos" e a adesão molecular os mantém travados juntos. Em uma oficina, se você já usou um micrômetro de ponta de carboneto nos blocos de calibração de aço da oficina, você seria demitido, pois as pontas de carboneto destruiriam o acabamento.

Com o desenvolvimento de cerâmicas, os blocos de calibração agora são feitos desse material para uma vida útil e resistência ao desgaste ainda maiores.


Aqui está uma boa explicação do acabamento de superfície.


Esta é a citação da Brownells, note as palavras "cut" e "abrasive".

Centenas de "bolas" abrasivas montadas em um eixo flexível - a maneira mais rápida e fácil que encontramos para limpar e polir canos mais antigos ou dar um polimento espelhado em novos. Para canos usados, a hone Média-Grosse, seguida pela Fina, remove pontos ásperos e apertados e traz o furo a um acabamento brilhante que você pode ver e sentir. . . basta passar um pano por ele antes e depois; a diferença é incrível! Descobrimos também que podíamos sentir pontos apertados durante o honing e dedicar tempo extra a eles até que estivessem uniformes. Em canos novos, a hone Fina por si só eleva o acabamento de fábrica a um acabamento bonito e espelhado que agrada muito ao cliente. Fácil de usar: prenda em uma furadeira elétrica de velocidade variável; molhe a hone com óleo Flex Hone®; ligue a furadeira e insira a hone no cano pela extremidade da culatra (se possível). À medida que corta, uma pasta de abrasivo e óleo se desenvolve para ajudar a acelerar a ação de corte. Flex Hone® disponível (mostrado abaixo) em conjuntos e hones individuais para canos de calibre 10, 12, 16 e 20, bem como câmaras .410. Também, hones de tamanho especial para câmaras de calibre 10, 12, 16, 20 e .410. As instruções o guiarão pelas etapas para um trabalho perfeito. (VOCÊ DEVE usar óleo Flex Hone® - todos os outros óleos destruirão as "bolas" abrasivas e anularão nossa garantia!)
 
#17 ·
Você deveria dizer "alterando muito". Se você já olhou para uma superfície de metal sob um microscópio, ela parecerá irregular. Claro, o poder do microscópio e o grau de acabamento da superfície ditam o quão ruim é. As honneuses flexíveis (bem, todas as honneuses, independentemente do material), cortam os picos. São os picos irregulares que agarram seus patches de limpeza, agarram o plástico, etc. Então o plástico se acumula nos vales.

Se o cano for feito por um método de ferramenta de corte, então a nitidez do alargador do cano dita quão ruim é o acabamento da superfície. Um cano que é roto-forjado acaba sendo tão liso quanto o mandril para o qual é martelado. Quando eu fazia trabalhos de precisão em metal, sempre fazia os cortes de acabamento com uma ferramenta de corte afiada.

Algumas passagens leves com a honneuse de furo fino podem remover alguns décimos de milésimo de polegada, talvez chegando a um centésimo (isso pode variar, pois estou especulando, pois nunca honnei um cano de espingarda, mas polí muitas peças, incluindo peças para o sistema de guiagem de um míssil, que precisavam ser realmente polidas para funcionar corretamente [tecnologia de 35 anos])

Se uma pessoa honar seu cano repetidamente, eventualmente alterará o tamanho. A quantidade, é claro, depende de com que frequência e por quantas passagens a honneuse é usada, e da dureza do próprio metal, juntamente com o acabamento original da superfície.

Mas, novamente, a alteração será medida em centésimos de polegada (ou frações disso), não em décimos de polegada. Métodos de fabricação normais e tolerâncias podem explicar essa variação em um cano, dependendo de onde ele está na linha de fabricação e dos intervalos de troca de ferramentas de corte.

Como vantagem, quanto mais liso o furo, menos pressão e maior velocidade ele entrega devido à redução do atrito, pois o atrito são apenas os picos irregulares arrastando-se um contra o outro.

Um cano (ou qualquer superfície) com aparência e toque mais "lisos" parece mais brilhante porque há muito mais picos e vales (mas mais finos) para refletir a luz. Se você já sentiu e olhou para blocos de calibração, eles não parecem tão "brilhantes", na verdade um tipo de acabamento fosco, mas eles são tão lisos a uma dimensão que podem ser "unidos" e a adesão molecular os mantém travados. Em uma oficina, se você já usou um micrômetro de ponta de carboneto nos blocos de calibração de aço da oficina, você seria demitido, pois as pontas de carboneto destruiriam o acabamento.

Com o desenvolvimento de cerâmicas, os blocos de calibração são agora feitos desse material para uma vida útil e resistência ao desgaste ainda maiores.


Aqui está uma boa explicação do acabamento da superfície.


Esta é a citação de Brownells, note as palavras "cut" e "abrasive".
Bem, todas as minhas armas têm canos impregnados de cromo, de Beretta a Rizzini, eles devem ser bem lisos. Mas os tubos de choke são de aço inoxidável usinado e é aí que ocorre 90% do acúmulo de plástico nas minhas armas, especialmente na extremidade de alimentação. Eu gostaria de ter tirado fotos antes de limpá-los, isso causaria pânico nas pessoas que compram limpadores de cano na loja.
Um floco parcialmente dissolvido saiu do tubo skeet com cerca de 1/4 "por 3/8", eu o medi em .16-Th., me pergunto o que era antes de começar com o limpador de cano?
Não gosto muito dessas escovas abrasivas para cano, acho que elas deixarão ranhuras.
Eu preferiria comprar ou usar uma honneuse cilíndrica de 3 lâminas se eles fizerem uma para calibre 20/28.
Mike
 
#14 · (Edited)
Aprecio que sua experiência em honamento seja vastamente maior que a minha, mas como o sistema de flex-hones discutido não é rígido e é dimensionado para o tamanho do furo, não vejo como você pode SEMPRE fazer qualquer alteração dimensional perceptível/prática em um cano de espingarda. Certamente não usando as granulações fornecidas pela Brownells.

Para apoiar meu comentário, posso dizer que uma das primeiras pessoas que me indicou esses flex-hones foi um armeiro de armas de cano duplo, já falecido, Buck Hamlin. Nos conhecemos bem após uma associação de 30 anos. Ele me explicou que mesmo ao alterar um cano de arma para abrir um pouco o choke, ele não conseguia usar o sistema flex-hone.

Por quê? Porque nunca removeria metal a ponto de ele poder medi-lo e, portanto, não alteraria o choke. Ele os usava depois de já ter alcançado a mudança dimensional desejada com um honador tradicional para alisar os cortes que ele fazia.

Eu acredito nele porque tentei lixar/polir metal com lixa de grão 600-800 (que é tudo o que está disponível na Brownells) e nunca vi uma mudança dimensional mensurável. Na verdade, é difícil e demorado fazer qualquer mudança mensurável com um grão tão fino em madeira, muito menos em aço temperado.

Você está certo, a pasta corta os topos do metal irregular causado pelo processo de alargamento, mas depois para de remover metal. Você pode sentir a diferença na facilidade com que a broca gira depois que os flex-hones fizeram seu trabalho.

Você está absolutamente correto, o efeito plateau é o que o sistema alcança.

Considero os flex-hones muito úteis em câmaras de armas semiautomáticas que sempre se beneficiam de uma superfície lisa e os usei de forma muito eficaz para polir as matrizes em recarregadores PW. A diferença que fez no esforço para mover a alavanca através de um ciclo de carregamento em um PW 800 foi dramática!

Portanto, concluirei que, neste caso, discordo de sua opinião especializada e digo que não acredito que qualquer mudança mensurável será feita no interior de um cano se forem usados os Flex-Hones fabricados pela Brush Research e vendidos pela Brownells.

Nenhuma ofensa pretendida, mas teremos que concordar em discordar.
 
#15 · (Edited)
Note que eu disse milésimos de polegada e continuará a cortar até talvez cortar apenas centésimos de milésimo de polegada, mas ainda assim está cortando. Para medir isso, o armeiro médio terá que ter ferramentas que meçam tão pequeno, e eles simplesmente não as têm, custam muito caro.

Então você pode concordar ou discordar, mas você está errado. Note que eu disse

Se uma pessoa polir seu cano repetidamente, eventualmente isso alterará o tamanho. A quantidade, é claro, depende de com que frequência e por quantas passagens o polidor é usado, e da dureza do metal em si, juntamente com o acabamento superficial original.
Então você tem instrumentos ou quem quer que seja que mede .0001 ou menos? O paquímetro de cano caro do meu amigo mede definitivamente apenas até .001, menos é um palpite. Então, dizer que eles param de cortar é um equívoco total, eles simplesmente desaceleram a quantidade que estão cortando.

Agora, sobre os grãos fornecidos pela Brownells. Comprei um cano Ithaca que tinha furos de ferrugem devido a ficar parado e água/condensação em uma linha no que era a parte inferior. Os furos de ferrugem se estendiam até a câmara. Meu amigo armeiro tem um polidor de câmara de grão mais grosso que removeu os furos, mas também aumentou a câmara em alguns milésimos de polegada porque eles removem material radialmente.

Meu outro amigo armeiro tem polidores de cano de vários grãos e ele conseguiu remover os furos do cano. Levou um tempo, eles eram profundos. Isso prejudica, não, é apenas como retificar um pouco.

Quanto a abrir chokes, claro que não. Vamos falar sobre constrições de choke de calibre 12. Um FULL é .035 enquanto um Imp Mod é .025. Isso é uma diferença de .010 de polegada. Levaria muito, muito tempo para polir .010. Que tal um Full para um MOD (constrição .019), então .016 tem que sair, isso se traduz em .008 de um lado porque você não está removendo o material de um lugar, você está removendo igualmente ao redor do mostrador. .008 em 12 e .008 em 6, etc.

Então, mais uma vez eu disse:

Mas, mais uma vez, a alteração será medida em milésimos de polegada (ou frações disso), não em décimos de polegada
Para limpar meu cano, a quantidade polida foi na ordem de milésimos de polegada. Os furos eram profundos o suficiente para serem sentidos com a ponta de um lápis. Para poder sentir um furo com a ponta de um lápis, ele tem que ter pelo menos alguns milésimos de profundidade. Portanto, os polidores de grão mais grosso fornecidos pela Brownells têm que ser capazes de remover essa quantidade de material.

Se o furo tinha .002 de profundidade, isso significa que .0021 (pelo menos) foi removido de um lado, aumentando o diâmetro do cano na área do furo em .004.

.010 é dez vezes .001. Frações disso, como eu disse, são 100 ou até 1000 vezes .001, mas ainda mensuráveis com os instrumentos certos.

E sim, eu tive essa experiência, fui capaz de ajustar meus micrômetros para serem precisos em .00005 de polegada.

E finalmente, para começar tudo, eu disse
Você deveria dizer "alterando muito".
Eu poderia ter ajustado essa declaração para dizer alterando muito para ter um impacto prático ou uma mudança dimensional significativa (para o polidor fino).
 
#16 ·
Mesmo quando um cilindro de motor é esmerilhado após o mandrilamento, são apenas alguns milésimos retirados. As esmerilhadeiras simplesmente não removem grandes quantidades de metal. Mas elas o fazem e continuam removendo metal, apenas fica progressivamente menos até que os picos e vales sejam tão pequenos que agora há mais material entrando em contato e é mais difícil de remover.
 
#18 ·
As escovas típicas de bronze fosforoso não riscarão seus tubos de choke. Elas são feitas de material substancialmente mais macio e não são sólidas.

Tente prender uma dessas escovas de bronze fosforoso em uma furadeira e, em seguida, enquanto ela estiver presa em uma morsa, gire-a lentamente e passe o tubo de choke primeiro pelo lado da saia. Em menos tempo do que leva para escrever isto, ele ficará perfeitamente limpo. Easy Pzey.
 
#19 ·
As escovas típicas de bronze fosforoso não arranharão seus choke tubes. Elas são feitas de material substancialmente mais macio e não são sólidas.

Experimente prender uma dessas escovas de bronze fosforoso em uma furadeira e, em seguida, enquanto ela é mantida em uma morsa, gire-a lentamente e passe o choke tube nele primeiro pelo lado da saia. Em menos tempo do que leva para escrever isto, ele ficará perfeitamente limpo. Easy Pzey.
ABSOLUTAMENTE !! Você está 100% correto!

Adicionalmente, essas pedras de afiar de cerâmica não têm as esferas alinhadas radialmente. Se você as olhar de perto, elas estão em uma leve hélice, o que as impede de cortar ranhuras, especialmente se forem mantidas em movimento. Elas não são projetadas para permanecer em um só lugar e girar, isso pode cortar um ponto baixo no comprimento da pedra de afiar, na verdade, nem as de três pedras também.

Se um choke estiver "cortando" plástico do wad, você deve verificar se o diâmetro do cano é realmente maior que o wad (ou descentralizado) causando um degrau.

Meu amigo usinava choke tubes assim intencionalmente para competições de peru. Eles (os armeiros de competições de peru) têm todos os tipos de truques para manter o wad e a coluna de chumbo juntos o máximo possível. Afinar, desacelerar, qualquer coisa para manter o chumbo de se espalhar (então eles estavam afinando plástico assim).

Ele construiu espingardas que explodiam o centro de um alvo X a 30 jardas. 1 buraco irregular de quaisquer cartuchos que fossem fornecidos. Em competições de peru, você atira com os cartuchos deles.